Para alguns, viajar de moto, para além de ser mais económico do que de carro, pode ser até mais prazeroso! Sabemos que boa parte de qualquer viagem começa mesmo na sua preparação: escolher o destino, o percurso, os locais a visitar, o alojamento…
Assim, seja numa 125 ou numa 600, faça-se à estrada! Mas faça-o em segurança. Preparámos um guia completo para viajar de moto, para que saiba tudo sobre os cuidados que deve ter, o que levar e como viajar em segurança.
• Como preparar a sua moto?
• Como proteger a sua moto de um furto?
• O que levar?
Antes de iniciar uma viagem longa, é preciso garantir que tem a moto bem preparada. Isto contribui para a sua segurança e evita imprevistos.
Assim, pense em fazer uma revisão básica:
As motos estão mais suscetíveis a furtos do que os carros. O estacionamento em segurança é, portanto, uma preocupação muito comum.
Uma das dicas, seja onde for, é ter atenção ao local onde estaciona: provavelmente uma rua mais movimentada acaba por ser mais segura do que uma rua deserta.
Normalmente, durante o dia e em passeio, não há grande problema em estacionar. Porém, será conveniente reservar um alojamento com estacionamento privado para pernoitar.
O uso de correntes ou cadeados é muito comum e, embora não impeça, dificulta o furto. Outro dos métodos usados é o alarme, que emite um sinal sonoro caso alguém mexa na moto. Falamos mais sobre estes métodos aqui.
Uma das formas mais eficazes de proteger a sua moto contra furtos é com um localizador GPS. Existem equipamentos que comunicam a localização da moto via app no telemóvel ou tablet. O serviço de localização da Cartrack associa isto a um Serviço de Apoio Permanente: uma equipa atenta 24 horas/dia, que entra em contacto consigo sempre que a moto se movimenta sem a ignição estar ligada. Para além disso, em caso de furto, a Cartrack inicia o processo de recuperação em conjunto com as autoridades locais. Poderá saber mais sobre este tipo de serviço aqui ou ver o testemunho de uma cliente Cartrack sobre este serviço.
Em princípio, com a revisão feita antes, e se a viagem não for muito longa, não será necessário levar nada para a moto.
No entanto, se o seu plano é fazer uma viagem longa, poderá ser necessário estar prevenido, mesmo tendo assistência em viagem. Afinal, não se pode adivinhar onde e quando calha o imprevisto – se haverá oficinas próximas e se será num dia útil – para que possa ser resolvido facilmente.
Assim, alguns dos itens que poderá levar são:
• Dicas para viajar em segurança
• Equipamento a levar
Quanto mais longa for a viagem, melhor será usar um bom equipamento. Este deve oferecer uma boa proteção e ser confortável.
Proteja-se com:
Viajar de moto não permite levar grande bagagem e, se não tiver em conta os limites de carga adequados a cada moto, a segurança pode ficar comprometida.
Existem várias opções de malas laterais e baús (top cases) para instalar, que dependem do modelo da moto. Há também soluções para afixar bagagem à moto, como as “aranhas” (redes elásticas com ganchos para afixar à porção traseira do banco) e malas tipo soft bags impermeáveis que, por vezes, até vêm com fechos de engate rápido e próprios para as motos.
Os sacos de depósito, podem ser de encaixe, e são usados como uma mochila de acesso rápido para os itens que se quer ter ao alcance, como a carteira, capa da chuva, mapas, telemóvel, água, etc.
Os sacos de depósito, podem ser de encaixe, e são usados como uma mochila de acesso rápido para os itens que se quer ter ao alcance, como a carteira, capa da chuva, mapas, telemóvel, água, etc.
É preciso ter em atenção a carga da moto, uma vez que as motos são sensíveis a esta, podendo mudar a forma como respondem às travagens e curvas e, portanto, atrapalhar a condução e comprometer a segurança.
Tenha especial atenção aos seguintes pontos:
Tenha os documentos necessários e atualizados consigo, tanto da moto como do condutor, assim como a carta do seguro (obrigatório), que garante também a assistência em viagem. Caso tencione sair do país, considere também fazer um seguro de viagem.
Programe mais ou menos os percursos consoante os postos de abastecimento que terá pelo caminho e de acordo com a autonomia da moto.
Estime os quilómetros diários e veja mais ou menos quando poderá ser necessária uma revisão e em que local estará. Poderá ser necessária a manutenção e troca de pneus.
Esperamos que estas dicas tenham ajudado. Prepare o que faltar e depois… desfrute! Lembre-se de que uma viagem de moto não é só sobre chegar ao destino final. É também o próprio percurso, esperamos nós, sempre em segurança.