O processo de orçamentação da frota inicia-se com o levantamento de dados sobre um período representativo nunca inferior a 3 anos e que deve recolher dados relativos a:
1 – Volume de negócios global e volume de negócios do departamento/área
2 – Volume e tipo de actividades global e por departamento/área
3 – Custos globais da frota e custos específicos por departamento e binómio viatura/utilizador
Especificação de custos quanto a:
Para além dos custos devemos produzir indicadores quanto a:
Estes últimos pontos implicam a identificação de atividades por departamento, quer por tipo quer em quantidade, e geram um link com o desempenho. Mais, geram uma interrogação quanto ao porquê da existência de viatura afeta ao departamento ou utilizador.
Muito importante, criam-se condições para definir objetivos de racionalização e redução de custos. Falamos do início da construção de um Orçamento Proativo no que concerne a Gestão da Frota, o próximo tema.
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia
José Henriques – Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística
CEO da Magnum Cap