A fatura de combustível é um dos encargos que mais pesa nos custos de um veículo. Seja qual for a marca, o modelo ou tipo de combustível do seu carro, o seu comportamento ao volante também é um fator de peso na fatura final que vai ter de pagar. Para isso, enumeramos algumas dicas de condução que vão ajudá-lo a ser mais eficiente.
Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. A sincronização dos semáforos está normalmente definida para que haja um cumprimento dos limites de velocidade. Se estiver a conduzir acima do limite definido terá que parar em todos os semáforos.
Atenção aos semáforos. Quando arrancar num semáforo, acelere suavemente e mantenha-se atento ao tráfego e aos semáforos seguintes para evitar ter de parar novamente.
Se possível, evite as horas de ponta. Ao ligar e desligar constantemente o motor ou passar grandes períodos de tempo com o carro parado acabará por consumir mais combustível.
Selecione a mudança correta, mude sequencialmente de mudanças até chegar à mais elevada sem acelerar de maneira brusca. Conduzir constantemente nas mudanças mais baixas aumenta o consumo de combustível.
Utilize o piloto automático enquanto viaja em autoestradas. Isto ajudará o seu automóvel a manter uma velocidade estável.
Mantenha os vidros do seu veículo fechados durante as viagens, porque isso ajuda a melhorar a aerodinâmica.
Utilize o ar condicionado apenas quando necessário, porque este equipamento aumenta o consumo de energia do automóvel.
Estacione à sombra para minimizar a evaporação do combustível e mantenha o interior do seu carro mais fresco durante os meses de maior calor.
Tente evitar as vias mais congestionadas e procure outras alternativas.
Produzido pela Webtexto para a Cartrack