Na hora de tirar a carta de condução são muitos os fatores que condicionam a nossa prestação. Apesar do número mínimo de horas de aulas obrigatórias de código (28) e de condução (32), existem erros que são muito frequentes nos exames e que acontecem muitas vezes não por falta de prática, mas por vários outros motivos. Conheça quais são as falhas mais frequentes nestes exames e quais as dicas que lhe sugerimos para um melhor desempenho.
O exame de código consiste em responder a 30 perguntas sobre o Código da Estrada, desde a composição do veículo às regras de trânsito, passando pelas inspeções e contraordenações.
A duração do exame é de 30 minutos e para passar neste exame é importante não responder incorretamente a mais do que três questões.
Se antes era mais frequente falhar perguntas relacionadas com as regras sobre o consumo de álcool ou com a responsabilidade civil, atualmente os erros acontecem sobretudo:
Dicas:
O exame de condução é a fase final para adquirir o título que o habilita a conduzir. Para isso e segundo a lei, é obrigatório ter 32 horas de aulas práticas. A prova é constituída por uma avaliação em circulação urbana e não urbana, bem como uma avaliação em parque de manobras.
No dia do exame, deve manter-se calmo e escutar bem todas as indicações do seu examinador, não hesite em perguntar se pode repetir algo que não tenha entendido.
Existem vários fatores que interferem com o desempenho durante a prova, como por exemplo a falta de confiança, falta de domínio do veículo, falhas a nível de coordenação motora e falhas no processo de tomada de decisão.
Preste atenção ao que não deve fazer durante o seu exame e conheça o top 3 de erros mais comuns, em Portugal.
Causa: má observação e avaliação do condutor.
Como evitar: moderar a velocidade na aproximação a locais de conflito, como passagens de peões, cruzamentos (principalmente os de visibilidade reduzida) e rotundas.
Causa: má observação e avaliação do condutor.
Como evitar: O condutor deve adaptar a velocidade e observar corretamente através dos espelhos retrovisores e, ainda, espreitar por cima do ombro para anular o ângulo morto.
Causa: regra geral este erro é causado por uma má avaliação do condutor relativamente às características da via e erradamente coloca o seu veículo em contramão (quanto esta tem dois sentidos).
Como evitar: se a via é de sentido único, o condutor tem de se encostar junto ao limite esquerdo da faixa de rodagem (passeio).
É uma imperfeição na realização de uma manobra ou procedimento da qual não resulta perigo para os ocupantes do veículo nem para os outros utentes da via.
Exemplos:
Aviso: No entanto, se acumular 3 faltas na mesma “tarefa” – REPROVA.
Produzido pela Webtexto para a Cartrack