Os europeus usam o carro como principal meio de transporte, porque este lhes dá maior mobilidade e flexibilidade, uma vantagem que se verifica também em época de férias. Os horários tornam-se mais flexíveis e não há as habituais limitações de peso da bagagem. Mas há o reverso da medalha: às vantagens é preciso somar o cansaço das muitas horas ao volante e toda uma logística que é preciso para garantir que as viagens longas decorrem em segurança.
Os números mostram que na Europa são muitos os adeptos da condução. Cerca de 83% do transporte de pessoas na Europa é feito por carro, segundo dados do Eurostat, um valor que não muda muito de país para país. Os portugueses não são exceção. Usam sobretudo o carro e, além disso, quando se trata de turismo apostam por fazer férias cá dentro, sendo que menos de 10% dos turistas nacionais optam pelo estrangeiro, revelam também dados do Eurostat.
A pensar nas viagens de férias e na segurança, recolhemos 10 dicas que ajudam a dar garantias de uma viagem mais segura, mesmo antes de sair de casa.
Produzido pela Webtexto para a Cartrack