É necessário ter alguns cuidados para manter o seu carro saudável e para evitar idas inesperadas ao mecânico. Conheça alguns truques que o irão ajudar a prolongar a saúde do seu carro, através de simples tarefas do dia a dia.
O óleo é muito importante para lubrificar o motor do seu carro, como tal é necessário que os seus níveis sejam acompanhados com frequência. A troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilómetros ou a cada ano, mas pode variar consoante o desgaste do carro. Procure sempre utilizar o óleo que vem indicado no manual do veículo. É também fundamental para o bom funcionamento do motor que a água do radiador esteja no nível correto. Deve verificar com regularidade se o nível da água se encontra entre o mínimo e o máximo.
Com a elevada oferta de bombas de gasolina e uma cada vez maior competitividade de preços, surgem casos relacionados com combustível adulterado ou filtragem insuficiente. O uso deste tipo de combustível pode danificar o seu carro gradualmente. Para evitar que essa situação aconteça com o seu carro, tente sempre abastecer numa estação ou marca com a qual tenha alguma confiança.
Quando puser o veículo a trabalhar, espere entre 30 segundos a 1 minuto, para que todas as partes do motor aqueçam e fiquem lubrificadas, principalmente em dias mais frios. Tenha também em atenção que os primeiros quilómetros devem ser feitos com acelerações suaves sem subir muito as rotações.
Para além de manter o seu carro com um aspeto limpo, a lavagem do carro é essencial também por outros fatores. Ao lavar o carro está a eliminar a acumulação de materiais que podem corroer tanto a tinta como o metal que está por baixo. A pintura do carro é feita por camadas que ajudam a proteger os componentes abrasivos e corrosivos que poderiam resultar em pontos de ferrugem. Desta forma, assim que fizer um risco, ainda que seja de pequena dimensão, deve tratar de reparar o mais cedo possível, porque tem tendência a agravar. É também de extrema importância lavar a parte de baixo do carro, que não se encontra pintada, pois os materiais ainda se encontram mais vulneráveis.
Ainda que seja aconselhado circular com o motor entre as 2000 e as 3000 rpm, por vezes é necessário esforçar um pouco mais o motor. Não quer dizer que tenha de levar o carro à rotação máxima, mas deve aumentar um pouco para que sejam eliminados alguns depósitos de carbono que possam existir no interior do motor.
Produzido pela Webtexto para a Cartrack